Conheça nossos P.I.s

Phd Otávio C. Marques
Otávio Cabral-Marques é psicólogo e possui mais de 20 anos de experiência docente, atuando no ensino fundamental, médio e superior. Atualmente é Professor Doutor em Medicina Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), no Departamento de Clínica Médica. É pesquisador do IDOR. Seu trabalho envolve análise integrativa sistêmica de redes neuroimunológicas para compreender a resposta imune e os novos mecanismos moleculares na depressão, infecções, doenças autoimunes e câncer. Anteriormente, ocupou o cargo de Professor Titular (visitante) no Departamento de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com início em 29/08/2022 e término em 10/04/2023. Exerce a função de Orientador Pleno nos Departamentos de Clínica Médica, Imunologia, e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/USP), além de ser Orientador Pontual no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade de São Paulo (USP).Ele é graduado em Biologia e Psicologia, obteve o título de Mestre (2006-2008) e PhD (2008-2012) em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Realizou um Doutorado Sanduíche na University of Washington School of Medicine e no Seattle Children's Research Institute, em Seattle, WA, USA, de dezembro de 2010 a maio de 2011. Também fez pós-doutorado no Brasil (Universidade de São Paulo; 2012-2015) e na Alemanha (Department of Rheumatology and Clinical Immunology, University of Lubeck: outubro de 2015 a abril de 2019; e Center for Chronic Immunodeficiency (CCI), Medical Center, University of Freiburg: abril de 2015 a novembro de 2019).Além disso, atua como Embaixador Júnior do Brasil na Network of Immunity in Infection, Malignancy and Autoimmunity (NIIMA), parte da Universal Scientific Education and Research Network (USERN).


Phd Haroldo Dutra Dias
Neurocientista, Psicólogo e Biomédico (graduando) com atuação na área de psiconeuroimunologia. Sua pesquisa concentra-se na investigação de redes neuroimunológicas dos transtornos psiquiátricos, integrando dados de genética estrutural e funcional para identificar assinaturas moleculares associadas aos transtornos mentais.Desde 2024, realiza seu pós-doutorado no Ann Romney Center for Neurologic Diseases, Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School, Boston, MA, EUA, sob supervisão do Prof. Dr. Rafael Machado Rezende, em colaboração com o Laboratório de Psiconeuroimunologia (Selye Lab) do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também realiza estágio de pós-doutorado sob supervisão do Prof. Dr. Otavio Cabral Marques.Concluiu seu Doutorado em Neurociências na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 10/2024, sob orientação dos Profs. Dr. Renato Bortoloti e Dr. Clement Hamani (coorientador pela University of Toronto). Obteve o título de Mestre em Neurociências pela UFMG (2022). É pesquisador associado do Instituto iNuTech de Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação e do Selye Lab da FMUSP. Além disso, atua (em licença) como Juiz de Direito Titular da 3 Vara Empresarial, Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Contagem/MG.
É pesquisador associado do Instituto iNuTech de Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação e do Selye Lab da FMUSP. Além disso, atua (em licença) como Juiz de Direito Titular da 3 Vara Empresarial, Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Contagem/MG. Estuda Transtornos psiquiátricos, atualmente focando no Transtorno Depressivo Maior.


Lena Friederike Schimke Marques
Médica com doutorado em Medicina/Imunologia pela Ludwig Maximilian University of Munich (2011) e residência médica em Imunologia Clínica e Reumatologia pelas universidades de Lübeck e Freiburg (2015–2019), na Alemanha. Atualmente, atua como clínica geral e reumatologista em diversos centros de especialização do Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada por meio da i9med/Galileu Saúde. Concluiu dois pós-doutorados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP): o primeiro (2011–2015), com foco em doenças infecciosas e erros inatos da imunidade, e o segundo (2019–2024), como pesquisadora sênior, aprofundando-se na investigação de mecanismos moleculares e redes neuroimunológicas em doenças infecciosas crônicas e autoimunes. Sua linha de pesquisa concentra-se em bioinformática, biologia de sistemas e análise de dados de alto rendimento, com ênfase na susceptibilidade a infecções e doenças autoimunes. Ao longo de sua carreira, recebeu apoio de diversas agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa, incluindo a European Society for Immunodeficiencies (ESID), a Sociedade Latino-Americana de Imunodeficiências (LASID), a Dimension Sciences, o programa Clinical Scientist da University of Lübeck, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua também como pesquisadora sênior colaboradora no Laboratório de Psiconeuroimunologia do Prof. Otavio Cabral Marques, na Faculdade de Medicina da USP, desenvolvendo estudos integrativos nas fronteiras entre imunologia, reumatologia e saúde mental.